Todos os dias milhares se não milhões de textos e conteúdos em geral são criados para blogs, por isso para se destacar é preciso tornar-se referência. Uma fonte segura e precisa de informações que cativa e conquista o leitor a cada título e texto.
1 – Concorrência
Segunda uma pesquisa citada pelo site Webinsider, o Market share do conteúdo disponibilizado na internet é de 30% para informação e 70% para entretenimento. Sendo assim, tanto podemos caminhar rumo a uma discussão sobre as verdades e mitos dessa informação, ou levar em conta que a maioria dos usuários da internet hoje em dia – e são muitos – utilizam a mesma apenas para jogar, olhar redes sociais e procurar vídeos engraçados para compartilhar.
É uma realidade com a qual não podemos discutir, mas levando em consideração o empreendedorismo e o lado de querer ganhar com a internet, aqui cabe saber utilizar isso no seu blog, então reserve um espaço para compartilhar um conteúdo com pequenas doses de humor, facilmente compartilhados.
Não fuja totalmente do assunto do seu blog, coloque conteúdos mais interativos, mas que ainda comuniquem a sua ideia e o seu ideal com o blog.
Utilize um bordão, um slogan ou até mesmo um personagem que te diferencia dos demais.
2 – Redação
Jamais esqueça dos três pilares presentes em qualquer redação: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Na introdução descreva o assunto sobre o qual vai discorrer de maneira rápida e objetiva, vale apresentar a sua linha de pensamento sobre o assunto, mas foque no fato de prender já nesse primeiro pequeno parágrafo a atenção do leitor.
No desenvolvimento explique o assunto, na internet seja pontual com as suas opiniões, variando entre ensinar e apresentar dados, deixo o nome das fontes dos dados apresentados e procure sempre por fontes de confiança e já conhecidos por todos. Isso garante a veracidade do que você escreve e faz com que o leitor confie ainda mais no blog.
Além disso, crie links e direcione as pessoas para outros locais e sites e até mesmos outros posts do seu blog, é comum imaginar que isso dispersa a atenção do leitor, mas não ele fica ainda mais curioso quanto ao conteúdo e pode pesquisar ainda mais dentro do seu site sobre aquilo.
Na conclusão, é a hora de fechar o assunto, aqui você tanto pode utilizar de uma abertura para outros posts, como provocar uma polêmica, essa com o intuito de fazer os leitores interajam entre si e também com o blog ou finalizando com uma informação muito importante sobre o tema falado.
3 – Seja direto e generoso com o seu conteúdo
Na hora de escrever – mesmo dicas como a desse pots – não poupe ideias e exemplos, parágrafos curtos demais trazem ideias clichês. Inove ao mostrar para o seu leitor como as coisas funcionam na prática, dê a eles tudo o que sabe, de maneira muito clara e dinâmica. Gere conteúdos que não só prendam a atenção como geram respostas, sejam elas perguntas feitas por e-mail ou nos próprios comentários do blog.
Crie fóruns, deixe um espaço para que os interessados e também especializados no assunto tratado deem sua ideia, o grande diferencial de hoje é apontar diversas visões de uma única coisa, sabendo ouvir e ser ouvido.
Fonte: Webinsider