O Adwords é um dos produtos do Google de bastante sucesso na plataforma. Ele permite aos usuários terem seus anúncios publicados toda vez que algum internauta realizar certo tipo de pesquisa no Google.
Você já deve ter notado que sempre que você faz uma busca, do lado direito de sua tela retornam alguns anúncios que contém certos termos que tem alguma relação com a busca que você acabou de fazer.
Estes anúncios também podem aparecer no topo da página, porém devidamente destacados para que não sejam confundidos com o retorno orgânico das pesquisas. Estes anúncios veiculados pela gigante da internet fazem parte do imenso portfólio do Adwords.
Anúncios Através Do Adwords
O Adwords pode ser usado por qualquer empresa que deseje anunciar na internet, independente se é uma pequena, média ou grande empresa. Muitas empresas já vem anunciando utilizando a plataforma do Adwords. É de responsabilidade do anunciante informar ao Google quais os termos devem ser considerados para que seu anúncio seja apresentado adequadamente em uma pesquisa.
Suponhamos que você seja proprietário da empresa “Relógios”. Ao apresentar sua proposta de anúncio ao Google, você deverá criar uma lista de palavras-chave que serão atreladas ao seu anúncio. É muito importante neste momento se posicionar como um cliente potencial, e imaginar quais seriam os termos utilizados por essa pessoa no momento de uma pesquisa no Google.
Algumas palavras-chave que poderiam associar-se a esta pesquisa seriam: “relógios”, “cálculo de horas”, “contagem de tempo”, “fuso horário” e por aí vai. No momento de escolha das palavras-chave, é muito importante atentar-se a escolher bem as palavras, de forma mais restrita, para que a sua campanha seja o mais otimizada possível.
O primeiro passo para quem vai anunciar utilizando o Google Adwords, é definir o orçamento publicitário, informando qual valor será pago a cada clique que aquele anúncio receber. Vale ressaltar aqui que o valor investido em seu anúncio terá influência na quantidade de visitas em seu site. Sendo assim, quanto maior o valor investido, maior a quantidade de tráfego seu site terá.
Faz parte da estratégia de marketing para alavancar suas vendas, criar uma landing page para cada anúncio veiculado. Isso garante que quando um potencial cliente realizar um clique em seu anúncio, ele seja direcionado diretamente para sua página de compras e não para Home de seu site, o que poderia confundi-lo.
Benefícios Do Adwords
O Google Adwords oferece aos seus anunciantes três grandes benefícios que são bastante úteis para quem deseja empreender e alavancar seu business. Utilizando o Adwords, o anunciante conseguirá garantir agilidade na realização de seus anúncios, pois qualquer pessoa com posse de um cartão de crédito consegue veicular um anúncio de âmbito nacional gastando poucos minutos para isso. Os pagamentos podem ser feitos inclusive via boleto.
A aquisição de conhecimento é também um grande beneficio adquirido para os anunciantes, uma vez que os anúncios no Adwords compõe grande volume de dados que podem apontar o comportamento tanto do mercado quanto do consumidor; duas vertentes que podem ser cruciais para o desenvolvimento de seu negócio.
O controle de custos também é outro fator benéfico para quem opta pela realização de publicidade pelo Adwords, pois ele permite possuir o controle total do desempenho dos anúncios, bem como os custos e receitas oriundas do mesmo, o que facilita na hora da tomada de decisão.
Para acompanhar o desempenho de seus anúncios, o Adwords oferece relatórios consistentes, com os quais é possível acompanhar a quantidade de visitação em seu anúncio, qual o desempenho de cada anúncio veiculado, e outros indicadores auxiliares para sua permanência no marketing digital.
O anunciante também consegue segmentar seus anúncios, indicando região geográfica e interesse do internauta, por exemplo.
Fazer campanhas de anúncios através desta ferramenta, pode sem dúvidas se tornar um dos maiores aliados de suas campanhas de vendas online.