O mercado de marketing de afiliados hoje é um dos mais bem-sucedidos empreendimentos em todo o mundo. Com cada vez mais empresas e pessoas trabalhando em conjunto pelo mesmo objetivo, atuar dentro de programas de afiliados tornou-se fundamental tanto para empresas crescerem e venderem mais, como para os editores de conteúdo alavancarem as visitas de seus sites, tornando-os mais rentáveis.
Uma reportagem publicada no site CanalTech Corporate este mês informou que o mercado de marketing de afiliados recebe mensalmente cerca de 20 mil novos empreendedores digitais no Brasil. Os números foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliados (IBMAfiliados) em evento realizado no final do mês de maio em São Paulo. Responsável por uma pesquisa realizada com mil empreendedores entre abril e maio, o Instituto também traçou o perfil do empreendedor digital do país.
A pesquisa revelou que 49% dos entrevistados conheceram os programas de marketing de afiliação no último ano, o que explica o crescimento de 80% neste setor entre 2013 e 2014. Os profissionais que entram no mercado de afiliação ainda conhecem pouco do assunto e estão em busca de aprimorar os conhecimentos na área. Segundo os dados revelados pelo Instituto, apenas 4% dos entrevistados têm larga experiência no setor, 12% afirmam conhecer bastante, 31% o suficiente e 54% afirmam que conhecem muito pouco sobre o assunto.
Entre os responsáveis por impulsionar o setor está o e-commerce, que em 2013 faturou R$ 30 bilhões e tem expectativa de aumentar em 20% o faturamento em 2014. O comércio eletrônico também é responsável por 60% do faturamento do marketing de afiliados, sendo que o setor representa 3% do lucro total do comércio digital.
A plataforma WordPress é a mais utilizada pelos afiliados brasileiros para o desenvolvimento de projetos, sendo adotada por 61% dos empreendedores, a sua maioria voltada para blogs e sites de conteúdo. O Blogger, do Google, fica com 13% dos afiliados e menos de 10% utilizam sites desenvolvidos para os fins específicos do negócio.
O IBMAfiliados afirma que o mercado está em ascensão e com grande potencial de crescimento nos próximos anos. O Instituto também ressalta os possíveis ganhos com o marketing de afiliados que varia entre 3 e R$ 50 mil, de acordo com o número de sites no ar e tempo de atuação no mercado.
A pesquisa que mapeia o empreendedor brasileiro na área de empreendimento digital também será usada para traçar novas metas e apontar segmentos mais críticos e promissores do marketing de afiliação para os próximos anos.