De nada adianta tentar trabalhar com listas de email, se você não souber como convencer os assinantes dela, usando técnicas de CopyWriting e uma sequência de cartas vencedoras.
Quando você apresenta um produto/serviço para alguém, é natural aparecerem dúvidas que impedem de você realizar vendas, e é aqui que entram as sequências de email.
Nesse artigo quero compartilhar com você, o jeito que eu mesmo configuro minhas cartas para sempre vender os produtos que vejo potencial, no piloto automático, com o apoio da LeadLovers.
Depois que você captura o contato de uma pessoa interessada para sua lista e o mesmo recebe acesso ao conteúdo grátis do produto/serviço que você está promovendo, ainda assim podem restar algumas dúvidas comuns na mente dessa pessoa, e é preciso saná-las para poder vender perpetualmente.
Ao longo do tempo que o trabalho com email marketing foi sendo desenvolvido, grandes experts sempre procuraram uma solução para que essas dúvidas pudessem ser respondidas rapidamente, e felizmente encontraram, e se chama Sequência de Emails Vendedora.
Ela serve para que num determinado período de tempo, o usuário que assina sua lista receba carta de emails persuasiva (que convencem), afim de comprar o que você está propagando na internet.
Veja abaixo, os detalhes de como construir e organizar a sua.
O Primeiro Email – A Arte de Ensinar Bem e de Graça
É recomendado que antes de tudo, você entenda pelo menos um pouco a respeito do marketing digital. Uma certa hora todo cliente cadastrado na sua lista terá alguma dúvida e sua qualificação conta pontos positivos.
Essa é uma poderosíssima isca e sempre funciona, pois quem não gosta de aprender de graça não é mesmo?
Nesse email, você pode apontar a pessoa interessada para uma página específica do seu website/blog ou daquele que você é afiliado(a) para que assista um vídeo, leia um artigo, etc, e assim, se sinta maravilhada com o conteúdo grátis da sua área de atuação e compre o produto/serviço de primeira mão, sem pensar duas vezes.
A qualidade desse conteúdo deve ser impecável, caso contrário, as vendas não acontecerão.
2º Email – Matar Objeções
Objeções são dúvidas, questionamentos feitos por todos os consumidores antes de comprar qualquer coisa.
Existem uma série delas, e você precisa solucioná-las caso queira que seu marketing funcione corretamente, veja alguns exemplos básicos:
- “eu não confio no vendedor!”
- “esse produto não é pra mim!”
- “porque você está me apresentando isso?”
- “quem já fez?”
- “como fica a segurança dos meus dados pessoais?”
- e muitas outras!
Quem nunca teve essas dúvidas na hora de comprar um produto/serviço online não é mesmo?
Eu mesmo, já tive várias vezes, e é completamente normal!
Como Solucionar as Objeções Citadas (na ordem)
- Apresente o tempo de serviço, experiência profissional, cursos realizados, etc;
- Diga que o seu produto serve para todos, usando o macete do “funciona mesmo que…“;
- Apresente seu real objetivo com a apresentação do material;
- Forneça o depoimento em vídeo de alunos e clientes que já compraram e se sentiram satisfeitos; (muito poderoso!)
- Mostre a política de privacidade e termos de uso.
3º Email – Inspire!
Essa é o momento onde você mesmo apresenta seus resultados e satisfações a respeito do produto/serviço que está promovendo.
É uma etapa muito importante, pois nada melhor do que falar de algo que nós mesmos vimos com nossos próprios olhos e comprovamos que funciona de verdade!
Nesse tempo, vale lembrar daquela velha pergunta e refletir: “como você pode vender algo que não conhece?”
Portanto, apresente seu próprio depoimento, assim será mais fácil convencer os compradores. Se possível, use vídeos.
4º Email – Valorize o Produto/Serviço
Você deve se perguntar: “como fazer isso?”
Bom, é muito simples, basta apresentar o depoimento das pessoas já satisfeitas em vídeo!
“Só isso?”
Sim, é uma atitude simples, porém muuuuito, muito eficaz, e sana praticamente todas as dúvidas, afinal, cada cliente/aluno é diferente do outro e possuem argumentos diferentes, e se 1 deles não for o suficiente para gerar confiança, aparece outro e convence.
Programe esse email para enviar o assinante para sua página do Youtube e já peça para aproveitarem a visita e assinar, assim, você garante a venda e também mais assinantes.
5º Email – Vendas!
Essa é a fronteira final! Ou você vende ou você vende, não existe outra opção!
Adicione o máximo de detalhes possíveis nesse momento, como por exemplo:
- garantia condicional e incondicional, e seus respectivos períodos;
- prazo de inscrições; (excelente para lançamentos)
- benefícios gerais; (descontos, parcelamento, viagens, prêmios, etc)
- etc.
Tudo que esclareça e fortaleça a venda, aplique!
DETALHE que deve ser aplicado em cada um de seus emails
Não use em excesso, palavras negativas ou de parada, como por exemplo:
- não, mas, porém, portanto, etc.
Em determinados momentos elas servem de grande ajuda, como por exemplo, o momento de fortificar o medo do problema que a pessoa está enfrentando e o que vai acontecer caso ela não compre seu produto/serviço no exato momento da apresentação. (gatilho mental da escassez)
Mas em outros casos, servem só para negativar a eficácia do material.
É isso, espero que tenha gostado do artigo, até o próximo!
Ola me ajude que ferramenta faço isso ?
Utilize Autoresponders, Mateus.
Recomendo muito o Mailchimp, que é gratuito até 2000 contatos.
Amei esse artigo! Justamente essa era minha dúvida como fazer uma sequencia pra converter em vendas?? E você sanou minhas dúvidas!!
Obrigada 🙂
Olá, boa tarde!
Gostaria muito de saber qual seria a periodicidade para envio desses e-mails.
1 por semana?
Obrigada!
Olá,
Parabéns pelo artigo ,tem mts dicas uteis e importantes ,ideal para quem busca um novo meio de renda
Obrigada pelas dicas … mas envio email de quanto em quanto tempo? desculpa ignorancia 🙂
Obrigado, Anabela 🙂
O interessante é dar uma pausa para que o prospecto analise e estude o que você enviar. Aconselho mandar 3 vezes na semana, em dias aleatórios.
Não acreditava mesmo que podia ser possível, mas agora comprovei eu mesmo!
É isso aí! 🙂
Obrigado pelo artigo! Muito boa as suas dicas sobre sequencia de e-mails!