O setor de franchising tem vários desafios a serem superados. No entanto, um deles, pode ser fundamental para o sucesso dependendo do setor: a escolha do melhor ponto comercial.
A escolha dele pode significar uma economia fixa mensal essencial para que você possa usar o dinheiro economizado em esforços de marketing, por exemplo. Em contrapartida, uma escolha equivocada significa maiores investimentos em divulgação para o desenvolvimento do mercado.
Alguns cuidados são importantes neste quesito, pois cada nicho ou mercado tem uma peculiaridade que exige diferentes critérios, além da aprovação da franquia.
Ao fechar o contrato com uma franquia, a mesma dará suporte para que você encontre o lugar ideal no seu bairro ou cidade e o que é requerido no espaço físico interno (ex.: área mínima, sinalização, cores, banheiros, cozinha, etc.).
É possível comprar estas pesquisas de mercado sobre público-alvo e regiões, além de outros estudos. Há franquias que podem dar melhor suporte devido ao fato de terem melhor infraestrutura, mas se o caso for o de microfranquias, este auxílio pode ser muito genérico, o que significa que você terá que fazer o investimento e “suar um pouco mais a camisa”.
Se este for o caso, confira dicas úteis para encontrar o seu ponto comercial perfeito:
ORÇAMENTO
Defina o valor máximo que deve ser pago por uma locação de imóvel. Caso você opte por comprar, defina qual o valor limite que você está disposto a pagar tendo em mente a projeção de retorno X investimento.
MAPA MERCADOLÓGICO
Para ter uma visão mais abrangente do mercado, mande fazer um mapa mercadológico da cidade em que se quer fazer a implantação (caso a cidade seja pequena, talvez não haja a necessidade de se investir em um).
Com ele é possível ver quais regiões são mais residenciais, comerciais ou industriais, além de mostrar pontos de alagamento, shoppings, prefeituras, bancos, supermercados, prefeituras, etc.
Obs: regiões mais densas comercialmente tendem a ter fluxo alto de pessoas.
Uma empresa que faz esses mapas é a Geomapas.
COMERCIAL, RESIDENCIAL OU INDUSTRIAL
Analise se a empresa deve ficar numa região mais comercial (com empresas), residencial, industrial ou com mescla dos mesmos.
FLUXO DE PESSOAS
Defina se é essencial ter um fluxo alto de pessoas, pois caso não seja tão importante, você pode encontrar imóveis mais baratos e baixar o seu custo fixo de aluguel.
Caso o fluxo seja importante, mas você esteja tendo dificuldades em encontrar um local que atenda as exigências físicas da franquia e tenha fluxo alto de pessoas, tenha em mente que você terá mais gastos com publicidade para desenvolver o mercado e marca no local.
PUBLICO-ALVO
Defina a classe do público-alvo e em quais bairros estão. Tente cruzar a característica do fluxo de pessoas com a localização deles.
ESCOLHA A REGIÃO
Após definir onde está o seu público, a característica geográfica e o fluxo de pessoas, marque o mapa mercadológico com um marcador alguns dos locais que se enquadram no perfil procurado. Por exemplo, estabeleça um raio e faça um círculo na região.
ENCONTRE OS CONCORRENTES
Procure na internet os concorrentes e a localização das unidades que ficam na região que você escolheu. Coloque no mapa os pins (alfinetes) em cima de cada endereço, assim você saberá se o lugar tem muitas empresas concorrentes ou se o mercado para o seu produto ou serviço não está desenvolvido.
Obs: ter concorrência no local pode significar menos investimento em marketing para desenvolver o mercado.
ACHE O IMÓVEL
Busque em sites de imóveis, opções que se enquadrem nos requisitos da franquia, no seu orçamento e também na região/bairro que você definiu. Normalmente, a franquia pede para encontrar no mínimo 3 ou 4 opções, pois o imóvel pode ser alugado por outra pessoa durante o processo ou pode não ser aprovado pela franqueadora, então ter opções é uma boa estratégia.
LEGISLAÇÃO LOCAL
Estude as normas de vigilância sanitária e de segurança, sinalização, aval de funcionamento da prefeitura nas regiões escolhidas. Para saber se o seu negócio pode funcionar, entre em contato com a prefeitura local e pergunte o procedimento.
Por Albert Takahashi do Invista Franquia (www.invistafranquia.com.br)