Manter uma empresa é hoje o maior desafio de qualquer empreendedor, afinal o que não falta são ideias de negócios e sim um bom controle, planejamento e gerenciamento tanto de funções quando da parte financeira.
Foi pensando nisso que o Coach de negócios e colunista do site Entrepreneur, Brad Sugars, montou algumas dicas de como manter sua empresa no azul e ainda assim pagar todas as despesas e continuar fazendo investimentos.
1 – Saiba quais são seus gastos
Quando você vende produtos ou serviços é preciso estar atento ao mercado e não cair na grande desvantagem de sempre oferecer o melhor preço, afinal o seu preço vai depender do quanto você paga num produto, qual seu custo para armazená-lo, salário de equipe e muito mais.
A ideia aqui, é que você saiba e tenha controle sobre quais são os esforços gastos para fazer e promover a manutenção de um produto ou serviço , só ai é que pode definir o preço do mesmo já com a margem de lucro da empresa.
2 – Use da criatividade
A criação é hoje uma palavra chave, assim como cópia. Por que cópia? Porque você ou o seu concorrente tendo ideias boas e lucrativas faz com que essa ideia seja copiada e de alguma forma melhorada.
É por essa competitividade que as empresas lutam como verdadeiras guerreiras por ideias inovadoras e que agreguem valor ao usuário e ou consumidor final. Por isso, inove e busque competir no mercado pela atenção do consumidor atingindo pontos chaves de suas vidas, agregue com valor sentimental, apele para lembranças e ouse com ofertas como oferecer uma grande e apetitosa sobremesa grátis desde que a pessoa compre um almoço executivo.
3 – Fidelize o cliente
Seu negócio esta indo bem, do tipo que todos os dias ganha um novo cliente, então já está mais do que na hora de garantir que esses clientes voltem a comprar seus produtos ou serviços e se sintam seguros com isso.
Implemente programas de fidelidade, ofereça amostras , ofertas exclusivas e mime o seu cliente demonstrando a ele que toda a sua atenção está voltada a satisfação e bem estar dele.
Use e abuse da palavra “Grátis”, talvez você não saiba ou não tenha percebido, mas a palavra grátis tem uma ação instantânea, ela chama atenção, prende a pessoa ao assunto e entra na mente dela já como um beneficio pelo simples fato de ser grátis. É o neuromarketing trabalhando o uso de palavras chaves para forçar uma compra ou assinatura por exemplo.
4 – Estimule suas vendas fazendo pré-venda
Faça a pré-venda dos seus produtos e estimule as vendas despertando a curiosidade do seu público alvo, essa é sem mais uma das maiores estratégias usadas por blogueiros e escritores que lançam vídeos e pequenas partes de seus textos para incitar a compra ou então a curiosidade da pessoa em entender sobre o que se trata aquele produto ou serviço.
Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios