É final de ano, lista de compras feitas, festas marcadas, cada um já sabe o que tem que comprar e pagar certo?
Se sua resposta foi sim, não ou talvez então está no lugar certo, confira 05 dicas para não ficar sem dinheiro nesse final de ano e ainda conseguir guardar o suficiente para pagar o iptu, ipva, material escolar e todas as dividas que já vem com o pacote de começo do ano.
1 – Se ainda não planejou o final do ano está mais do que na hora…
Liste todas os seus ganhos e despesas, desde férias, 13º, bonificação e sem deixar de lado os gastos fixos e variáveis. Entenda como gastos fixos aqueles que são indispensáveis todos os meses ( água, luz, internet e outros ) e os variáveis que são aqueles que acontecem de acordo com suas necessidades e desejos ( gastos com faculdade, alimentação, roupas e outros).
Depois de ter tudo anotado é hora de ver quanto do seu orçamento já está comprometido e quanto ainda pode gastar.
Dica: Observe quais gastos são desnecessários, identifique eles como excessos e planege-se para lidar melhor com o seu dinheiro.
2 – Evite o consumismo
Final de ano é tempo de excessos, mesa farta, presentes, votos renovados e que tal renovar seus votos com o seu dinheiro e conta bancária? É simples, para começar identifique a real necessidade antes de comprar algo, saiba ponderar o que é essencial e o que é surpefluo.
Além disso, outra dica fundamental é ter controle de suas parcelas, contas, datas de pagamento, taxas de juros e assim conseguir colocar na balança e saber se consegue ou não comprar aquele presente especial ou então roupas para começar o ano do zero, quem sabe até trocar de carro ou reformar a casa. Mas lembre-se, deve ter em mente final e começo de ano, todas as despesas que podem e vão comprometer os eu orçamento se não tiver controle.
3 – Pesquise preço e compre a vista
Nada de deixar as coisas para última hora, adiantar suas compras ajuda a conseguir comprar produtos e serviços mais em conta, isso desde roupas, brinquedos, móveis e até mesmo passagens. Tente adiantar suas compras de dezembro para novembro e contemple os preços mais baixos já que é uma coleção anterior a de natal, claro, sempre fica uma coisa ou outra para depois, mas fica mais fácil comprar uma coisa ou outra na época de alto custo do que tudo.
Dica: reserve um dinheiro para compras de roupas, presentes e outros gastos que já tem em mente que terá no final e começo de um novo ano, planeje-se antecipadamente e verá que o seu dinheiro vai render e lhe sorrir, muitas vezes com as boas novas de poder comprar algo a mais.
4 – Saiba pechinchar, negocie
Uma das vantagens de ter o dinheiro a vista para fazer compras é a possibilidade de conseguir descontos, não tenha vergonha e utilize de argumentos leves, brincadeiras e de muita simpatia para conquistar vendedores e gerentes. Quando ver que o vendedor é mais acanhado, está num período de testes peça para chamar o gerente, elogie os serviços, frize que sempre compra na loja e comece a negociar.
Normalmente os descontos podem varuar de 5% a 10%.
5 – Planejamento financeiro para 2015
Evite os parcelamentos no final de ano e caso seja inevitável monte uma planilha já demarcando seu comprometimento e o de seu dinheiro para os próximos meses. Comece 2015 com tudo em dia, fazendo o máximo para que do seu salário sobre pelo menos 10% – o indicado para se guardar todos os meses – , se não conseguir 10% ao menos estipule o quanto quer guardar todos os meses e comprometa-se consigo mesmo.