A internet se tornou um advento de grandes mudanças, hoje em dia é possível comprar qualquer coisa online, qualquer coisa mesmo! No entanto, ainda estamos em marcha lenta quando se trata de alimentos.
Mas se a cada dia que passa o uso de smartphones só cresce ainda há 64% de empresas que não possuem presença em plataformas como aplicativos e às vezes nem mesmo site. A importância disso é fundamental e mais, uma evolução contínua e tecnológica que tem feito cada vez mais pessoas optarem por compras na internet do que em lojas físicas.
E você ai deve estar pensando que as lojas mais importantes do mercado já estão online, sim, tem razão, mas elas são minoria. A nossa necessidade maior é pelo alimento e esse ainda não criou uma maneira de adentrar o mundo digital, pois é um setor retraído, de maneira que temem investir em uma plataforma digital e deixar de lado o ambiente do qual dependeram e continuam dependendo há tanto tempo.
Segundo uma pesquisa realizada pela Pontomobi apenas 2,4% das companhias do setor de bens de consumo é caracterizada como pronta para adentrar esse mundo digital, incluindo o setor de alimentos mais de 60% dessas empresas sequer pensaram em uma estratégia para adentrar esse meio. Isso se trata de marketing, de uma estratégia adequada e que possa se adaptar aos consumidores cada vez mais.
Imagine um mercado que faz entregas de frutas já picadas e em recipientes descartáveis, claro que é sempre preciso pensar num meio sustentável de realizar um novo serviço. Não precisa ser algo a longa distância, de repente o mercado pode atender casas até um determinado alcance do seu estabelecimento.
Esse tipo de diferencial não só chama atenção como desperta no consumidor uma espécie de bem, um bem durável pelo qual ele pode estar disposto a até pagar mais.
Mais uma vez o marketing digital está presente e focado em uma determinada plataforma que segundo pesquisas já é mais acessada e as pessoas passam mais tempo em sites e aplicativos do que assistindo a tv. Segundo a Millward Brown as pessoas tem gasto cerca de 149 minutos por dia em celulares contra 133 minutos na TV.
Varejo ou atacado
Isso já não faz diferença, você tanto pode vender em varejo quanto atacado, o importante aqui é focar no seu público e no estilo de vida que eles possuem, os aplicativos já nem são coisa de outro mundo, agora há mais pessoas especializadas e dispostas a trocar experiência de usabilidade e poder colaborar com um novo setor de vendas, um setor tecnológico e integrado com tudo e todos.
O produto em si é que é o diferencial, esse setor de alimentos é uma proposta inovadora, desde que seja pensada de maneira inteligente e criativa.
Foco no serviço
O serviço é tudo o que engloba a satisfação do seu cliente e também a garantia de que ele vai retornar a comprar na sua loja, o retorno vai depender da sua capacidade de entender o que os seus clientes pedem.
Setor de imóveis: o primeiro a entrar na era dos aplicativos e sites
O setor imóvel inovou e fez com que as pessoas procurassem ainda mais pela sua ajuda, fechar um negócio pela internet ou pelo menos ter as informações essenciais e mais básicas para efetuar uma compra fez com que mais pessoas procurassem esse serviço. Foi inovador e genial, pois essa ideia veio numa época em que internet começava a se propagar mais facilmente, a curiosidade já gerava visualizações e de repente o numero de visitas e de compras passaram a crescer.
A imobiliária Coelho da Fonseca enxergou essa oportunidade em 2010 e hoje é considerada uma expert nesse setor de marketing digital voltado ao consumo de imóveis, foram eles que lançaram o primeiro site imobiliário brasileiro e dai não pararam de investir mais, depois vieram os aplicativos para a Apple e o Android.
Inovação
Essa é a palavra chave, mas também desafio, pois esse é um setor muito delicado, o transporte da comida não pode ser qualquer um, a manuseio de uma carne ou de frutas deve ser muito cuidadoso, passar confiança ao consumidor é ainda mais essencial, mas isso não limita o sucesso apenas as grandes marcas.
Tanto pode uma grande marca quanto o mercadinho da esquina oferecerem os mesmos serviços, já são conhecidas algumas frutarias e casas de carne que fornecem esse serviço de entrega e eles convidam o consumidor a conhecer como funciona o processo desde o pedido até a entrega na casa de um cliente.
Transparência é a alma do negócio, e claro que um bom marketing também. Uma ação regional, panfletos, um site para realizar esses pedidos, o envio de sms para cada etapa realizada após o pedido e também um aplicativo que possa funcionar como um rastreador de pedido e também para fazer uma compra.
Fonte: Mundo do Marketing