Conseguir independência financeira aos 45 ou 50 anos pode ser uma tarefa árdua, ainda mais quando a maioria das pessoas não possuem um planejamento financeiro controlado. É um longo trajeto no qual a determinação, controle e disciplina serão seus maiores aliados.
Nesse caso levamos em consideração o fato de ter claro seu objetivo, são 1500 reais por mês investidos independente de seu salário, com isso leva-se em consideração que todas as suas contas mensais, saídas, cartão de crédito e demais gastos já estão inclusos no salario há receber todo mês, certo? Então vamos às dicas de onde e como investir esse dinheiro:
Primeira fase de acumulação
A sugestão nessa primeira fase é que você divida esse dinheiro entre 50% – 750 reais – em Notas do Tesouro Nacional série B ( NTNB), que nada mais são do que títulos públicos federais vendidos via Tesouro Direto, pagam uma taxa de juros fixas mais uma porcentagem pela variação da inflação medida pelo IPCA.
Dica: Faça uma aplicação com vencimento para dez anos, ou seja, para o ano de 2024.
Os outros 50% – 750 reais – devem ser investidos em Letras de Tesouro Nacional ( LTN ), são títulos federais que pagam juros fixos.
Dica: Aplicação em papéis com um prazo menor que o anterior, pode ser feito, por exemplo, para 4 anos, ou seja com um vencimento para 2018.
Qual será o retorno
Seguindo essa estratégia o seu retorno líquido será de aproximadamente 0,80% ao mês e daqui a 25 anos o valor acumulado será de 1,8 milhões de reais.
Considere que nessa simulação que fizemos é considerada a inflação, podendo esse poder de compra de 1,8 milhões de reais ser menor daqui a 25 anos. Sendo assim é necessária uma constante avaliação quanto à inflação, dessa forma você atualiza os valores dos aportes a cada ano e assegura uma ótima renda quando chegar a hora de viver desses rendimentos.
A segunda fase do seu investimento
Essa segunda fase é nada mais nada menos que um período de avaliação dos investimentos, visualizar o cenário da economia, seus recursos, inflação e algumas vezes diversificar os seus modelos de investimento de maneira que eles participem ativamente do cenário econômico e contribuam para a sua aposentadoria.
Seguindo esses passos, não deixando de estudar o mercado, acompanhando o mercado financeiro e tomando as decisões corretas o seu objetivo vai ser atingido conforme o prazo que estabelecer.