Manter o equilíbrio financeiro é um desafio que compete com a vontade e necessidade de possuir e conquistar coisas, sejam elas materiais ou não e que influenciam diretamente na sua vida.
Seu dinheiro por si só não é nada e pode continuar assim caso você deixe que pilhas e mais pilhas de contas se acumulem. Confira algumas dicas que podem salvar o seu dinheiro enquanto freelancer:
Guarde uma parte do que ganha por mês
10% de tudo o que ganha é o valor recomendado para que tenha uma válvula de escape em caso de problemas, esses que podem variar desde um problema pessoal a uma necessidade e emergência que envolva o seu trabalho freelancer.
A dica é algo que sempre recomendamos aqui, considere essa taxa como uma dívida para você e a sua empresa, uma garantia de que em caso de emergência tudo vai continuar bem, ainda que seja preciso reestabelecer os planos e repor aquele dinheiro de emergência.
Prestação de carro e ou casa
Visto como algo essencial tanto o carro quanto a casa podem chegar a comprometer até 50% do que você ganha, o carro por si só pode chegar a 20%, ou seja, considere que 20% ou mais do seu salário vai estar comprometido com uma despesa indispensável e que deve ser mantida em ordem. Aqui, vale considerar e colocar no papel tanto a parcela do carro, quanto de gasolina gasta por mês e etc.
Despesas pessoais
Ser freelancer exige um senso de responsabilidade e compromisso maior, principalmente quando você ainda não tem contratos fixos e mensais que garantem o pagamento das contas essenciais da casa. Independente disso, cabe em suas despesas pessoais você colocar o mercado, recarga de celular, internet e sim, pode incluir agregados de sua família e que dependem de você.
Aqui a regra é que tais despesas não ocupem toda a sua renda, afinal a regra é gastar menos do que ganha e o suficiente para poupar, mas isso não significa que vai deixar de lado suas vontades e sim que vai ponderá-las e não deixar que o consumismo fuja do controle.
Contratempos
Tem muita gente que faz todo o planejamento do mês, estabelece porcentagens e no fim acaba por não conseguir cumprir já que surgem certos imprevistos, pode ser que isso aconteça todos os meses e claro, você não pode se desesperar. Mas então o que eu faço?
Simples, deixe uma parte do dinheiro ganho reservado para possíveis contratempos e se os imprevistos não surgirem que tal um mimo?
Faça seu planejamento mês a mês
O difícil de manter suas finanças controladas e atingir suas metas é traçar como fazer isso, mas com essas dicas você consegue simplificar e produzir o seu planejamento em apenas 4 passos: separar despesas essenciais, definir quanto vai investir e ou poupar, quanto pode gastar por mês e qual será sua reserva para contratempos.
Fonte: Escola Freelancer