Parecia fácil quando éramos crianças poupar para o futuro significava guardar algumas moedas em um porquinho gordinho, sorrindo chamado “cofrinho” com o objetivo simples e direto de comprar doces ou uma bicicleta nova.
Com a idade adulta, a poupança se torna mais complicada, como as contas para pagar e outras prioridades. E você diz: “Eu vou começar a poupar quando estiver melhor financeiramente”, a realidade é que a poupança é um desafio em qualquer idade. Portanto, é melhor adotar uma estratégia de poupança simples para ajudar você a marcar um golaço enquanto cada fase da vida envolve novos desafios, é possível acumular economias saudáveis.
Com a nossa vida agitada é mais fácil esquecer a poupança, é um hábito crítico. É essencial poupar para a aposentadoria. A expectativa de vida e pesquisas revelam que podemos viver de 20 a 30 anos na aposentadoria, você precisará planejar suas finanças e a poupança para desfrutar desses anos sem depender da sua aposentadoria, que muitas vezes não é o suficiente.
Você provavelmente têm outros objetivos de curto prazo que requerem poupança, com a compra de um carro. Embora possa ser tentador para colocá-lo em crédito, esse bem poderá trazer altos níveis de dívida e impedi-lo de alcançar objetivos futuros.
Dicas para poupar dinheiro
Estabeleça metas, prepare um orçamento. Ao coletar e contabilizar os seus recibos e contas, você vai descobrir como você gasta seu dinheiro suado. Você provavelmente verá maneiras de reduzir despesas e podem decidir o quanto você pode economizar a cada mês para seus objetivos.
Pague-se primeiro. Faça salvar uma parte do seu orçamento recém-elaborado (assim como sua conta de água ou aluguel mensal) e comece a colocar de lado uma quantia que você pode pagar em uma base regular. Seja flexível e avalie o seu progresso.
Os brasileiros estão em busca da estabilidade financeira, mas não sabem o que fazer, com isso ficam enrolados com as contas e acabam gastando mais do que deveriam, comprometendo todo o orçamento.
CONTROLE AS SUAS DESPESAS DIÁRIAS
Anote as suas despesas, o que compra, e como irá pagar em dinheiro, cartão ou talão de cheque.
CRIE CATEGORIAS PARA SEUS GASTOS E PAGAMENTO
Após um mês de anotação das suas despesas, você irá identificar algumas categorias e quais despesas serão divididas. Coloque o nome de cada categoria e atribua uma nota para cada despesa, exemplo: carta para casa (A), escolas (B), etc. Cria uma lista de diferentes categorias que serão pagas, coloque um nome e um número exemplo: (VISA (1) CASAS BAHIA (2), etc.
Você pode usar o Excel no seu computador, para criar um “livro”, no qual você assume o controle de suas despesas. Vá anotando despesas diárias, semanal, ou todas, até o final do mês. O Excel permite que você faça somas parciais por categoria, e, desta forma, você vai perceber a quantidade de dinheiro que você gasta em cada categoria e como você faz seus pagamentos. Se você utiliza o programa com frequência, poderá gerar relatórios completos por preço ou por meio de pagamento.
Se você não utiliza o Excel ou não sabe lidar, poderá adquirir algum programa de despesas.
NOTAS E PLANOS
Todos os meses, no final de gravação de suas despesas, olhe o que e como você gasta o seu dinheiro, faça uma programação para o próximo mês, se um cartão está saturado, se usar mais dinheiro ou cartões. Você poderá planejar uma sobrecarga significativa.