Dicas para usar o 13º salário e começar 2015 com saldo positivo
Para organizar sua vida financeira não precisa de hora, mas é claro que é preciso saber aproveitar os momentos em que uma bonificação pode ajudar com as dividas. Nesse cenário, confira algumas dicas que vão te ajudar a controlar o dinheiro do 13º e começar 2015 no azul!
1 – Aproveite, quite suas dívidas!
As dívidas sempre aparecem como uma urgência devido aos juros altos, logo qualquer débito aberto que tenha um caráter mais emergencial deve ser quitado sem pensar. Depois do vencimento a empresa pode enviar uma notificação de débito e depois de 10 dias do recebimento de aviso de atraso a empresa a qual você deve pode enviar uma carta que se não for paga inclui os seus dados no cadastro de inadimplência e é só questão de tempo para o seu nome sujar.
2 – Abata parcelas de financiamento quando possível
Se o sue benefício for alto, aproveite para adiantar parcelas da casa, carro ou qualquer tipo de financiamento, uma vez que no final do ano sempre tem reajustes e você ainda pode conseguir um desconto por estar antecipando. Mas nada de se apertar, é preciso ter um planejamento que tenha espaço para esse tipo de atitude, caso precise do dinheiro para pagar contas do começo do ano não se apresse.
3 – Negocie dívidas muito altas antes do 13º ir embora
Se o dinheiro recebido no 13º não for o suficiente para quitar uma dívida que já esta num valor surreal nem tente, sente-se, junte toda a documentação necessária, caso tenha juros muito altos vá até o banco ou empresa de cobrança e negocie. Esteja atento as regras e cálculos de taxas feitas pelas empresas, pois as mesmas podem errar.
4 – Faça uma reserva para o começo do ano
Começo de ano é tormenta, tem IPVA, IPTU, matrículas, material escolar e o dinheiro parece evaporar ou então você vê um banho de vermelho em sua conta bancária. Sem desespero, tenha uma provisão para todos esses gastos, invista numa poupança e resgate somente na hora que precisar.
5 – Faça um investimento
Se a intenção é mudar de vida nesse ano de 2015 então é hora de colocar os investimentos acima das compras de natal, tudo o que vai precisar é de uma reserva e ou poupança que tenha um valor equivalente a seis meses do seu trabalho.
Pode ser o dinheiro que vem guardando para emergências, aquele que ficou um bom tempo na poupança e agora vai ser investido em um empreendimento que tenha retorno rápido e possa ser resgatado a qualquer momento.
Para aqueles que apenas acumularam dinheiro em garrafas pet ou então numa conta salário ou outra qualquer a poupança pode ser um primeiro investimento de conforto apesar de não possuir tanto retorno mensal. Isso dependendo do valor investido claro.
6 – Pague a viagem do final do ano
Gastos em ordem, sem desespero, dinheiro para emergências guardado e … que tal uma merecida viagem? Para aqueles que passaram o ano inteiro poupando, quitando dívidas e na virada do ano quer esbanjar alegria pela conquista financeira nada como gastar um dinheiro que veio como uma bonificação!
Não se esqueça das contas do final do ano e se possível de adiantar aquelas que de alguma maneira apresentam descontos por antecipação. Ah, sem falar dos pontos do cartão de crédito que também podem ser usada na troca de passagens.