Hoje vamos conhecer algumas das melhores práticas para posicionamento de banners de afiliados em blogs. São ótimas dicas de posições que eu recomendo, e espero que possa te ajudar a aumentar a conversão das suas campanhas em “muitos por cento”. Lembrando que não existe fórmula magica, as técnicas que funcionam no meu blog podem não trazer tanto resultado para o seu, portanto a dica é testar, sempre testar, testar, e testar mais um pouco. Logo mais abaixo você vai aprender como medir e comparar os resultados e, a partir dos resultados aplicar mudanças afim de melhorar seus ganhos.
Falando sobre cores dos banners e seu blog, quanto mais os banners se parecerem com o layout do seu blog melhor, quanto menos parecer que é um anúncio maiores serão as chances de conversão. As pessoas não gostam de anúncios, banners com propaganda costumam afastar e as pessoas nem passam com o mouse por perto, portanto fique atento as dicas a seguir e comece hoje mesmo a testar em seu blog.
Para começar, um posicionamento estratégico e bem agressivo, o banner que fica no topo a direita. Geralmente mede 728×90 e chama bastante atenção pois fica ao lado do logotipo do blog. Vejo que muitos layouts não tem esse espaço, alguns preferem colocar contadores de redes sociais outros tem o menu alinhado direta, o que não permite a utilização do banner. Se o layout do seu blog permitir, insira os banners de afiliados que você promove nessa posição, faça o teste e depois analise o resultado.
É muito comum ver blogueiros inserindo dois banners de 250×250 ou 300×250 um ao lado do outro antes de começar o artigo, abaixo do título. Pode ser uma técnica boa e pode também converter mais, mas acredito que o conteúdo deve ser priorizado, dessa forma a recomendação é deixar apenas um banner, alinhado a esquerda, como se ele fizesse parte do conteúdo. Veja no exemplo da imagem abaixo.
Para complementar a dica acima e também para compensar a retirada de um dos banners que aparecem antes do conteúdo, você pode colocar outros dois banners, lada a lado, 250×250 ou 300×250 ao final do artigo. Essa é uma excelente forma de converter, pois o seu leitor chegou ao seu final do artigo, onde ele tomará alguma ação, geralmente clica em outro artigo pois logo no final aparece a seção de artigo relacionados ou clica em algo que esteja na sua barra lateral. Veja o exemplo na imagem abaixo.
Um boa dica é colocar além dos banners, box para curtir a página do facebook e até um campo para assinar a newsletter que são ótimas dicas e você pode testar também. Como você pode perceber aqui no blog ao final tem a opção para compartilhar o artigo e artigos relacionados. Com exceção dos artigos relacionados, todos os componentes estão em testes constantes, portanto enquanto você lê este artigo já pode estar diferente da imagem acima, o segredo é esse, testar!
Para fechar vamos falar de um espaço “especial”, o primeiro bloco da sidebar. Esse espaço é muito discutido, alguns preferem colocar contadores de redes sociais, opção para assinar newsletter, curtir página do facebook ou uma oferta para capturar e-mails. Aqui no blog estou mudando constantemente esse espaço também, sempre testando, mas recomendo reservar esse espaço para seu objetivo maior.
Se pretende capturar mais e-mails para sua lista ou destacar algum programa de afiliado que promove, esse espaço é ideal pelo poder de visualização.
Para ajudar na mensuração, o Google Analytics oferece uma ferramenta que te informa em um gráfico quais são as áreas mais clicadas no seu blog. Para acessar faça login na sua conta do Analytics clique em >Conteúdo e >Análise de Página. Essa ferramenta com certeza vai te ajudar a tomar decisões em seu blog.
Não se esqueça nunca de inserir a tag rel=”nofollow” no seus links de afiliados para evitar punições do Google, outra dica que recomendo é personalizar seus links de afiliados. No próximo artigo vou mostrar como inserir dois ou mais banners de afiliados em um mesmo espaço, assim como no banner do topo ao lado do logo aqui do blog, fique ligado, assine nossa newsletter para não perder nenhuma novidade.
Espero que essas dicas sejam úteis para seu blog, se tiver alguma outra dica a acrescentar ou alguma dúvida comente abaixo. Até a próxima galera!