Em um país como o Brasil em que mais da metade da população pensou em ter um negócio próprio e em que há ao menos 5 milhões de pequenas empresas não poderiam faltar perfis diferentes de empreendedores.
Veja a seguir 6 dos perfis mais comuns de empreendedores do Brasil e com qual você se identifica:
1 – O corporativo
Esse é um empreendedor que trabalha para alguém ou alguma empresa, mas é o responsável por projetos específicos, respondendo por eles, comandando equipes e assim sendo a peça fundamental para seu desenvolvimento.
É um empreendedor comunicativo, com facilidade de se expressar, com o objetivo de crescer profissionalmente e também em busca de promoções e bônus. Pode ser chamado também de intraempreendedor.
2 – O social
É um perfil mais associado aos recém-formados ou jovens universitários que enxergam problemas que a área pública não consegue resolver e então oferecem tais serviços. É um perfil voltado ao bem social e a empresas societais.
Entenda empresas societais como aquelas que não só são ecologicamente corretas, como prestam serviços sóciais. É o caso da Natura que para lançar sua última linha Ecos ensinou uma tribo a cultivar os elementos que ela precisava, bem como deu a eles as máquinas e todo o suporte necessário. Por fim, todos os elementos plantados e cultivados por aquela tribo foram comprados para a fabricação dos produtos da linha ecos.
Nessa categoria o trabalho em equipe é fundamental, pois o objetivo em geral dos empreendedores com esse perfil é o de mudar o mundo e inspirar pessoas a realizar esse tipo de projeto social.
3 – Empreendedores do conhecimento
Esse perfil é o de alguém que tem profundo conhecimento sobre um determinado negócio ou área, dessa maneira conseguir faturar é apenas resultado de colocar tudo que sabe em prática. Em geral sabem empreender e fazer acontecer, de maneira sempre gradativa, trabalhando de maneira transparente com o seu conhecimento e se aperfeiçoando sempre que pode.
É mais comum que esse tipo de empreendedor trabalhe com escrita e editoriais.
4 – O público
São empreendedores que mesmo possuindo um serviço que segue uma determinada receita de bolo, procuram inovar e mostrar a que vieram. São proativos e cheios de vontades, curiosos e muito motivados, sempre buscando uma maneira de agregar para com a sociedade.
5 – O franqueado e o Franqueador
Jamais desconsidere tais pessoas como empreendedores, pois eles possuem a iniciativa de comandar um negócio, procuram uma renda mensal média que depende do retorno de um investimento e são responsáveis por uma marca. Empreendem, aprendem e devem trabalhar de acordo com todos os objetivos de um empreendedor, é um nato negociador e saber como inovar em sua franquia, assim se diferenciando das demais.
6 – O do negócio próprio
Este é o mais comum de todos os perfil, mas pode ser separado em três tipos, começamos pelo empreendedor nato que é aquele sonhador, com espírito de liderança e que se aproxima de um estilo visionário, é tido como um gênio, com comportamento e trajetória exemplar tal qual Bill Gates.
Temos também o empreendedor serial, ele cria um negócio em razão de ser apaixonado pelo ato de empreender e não pelo seu objeto de empreendedorismo. Por último e não mais importante, o empreendedor normal, é aquele que planeja para minimizar os riscos e segue um plano estabelecido de maneira semântica e quase metódica.
Os perfis apresentados fazem parte de um estudo de José Dornelas, especialista em empreendedorismo, que classificou os empreendedores em seu livro Empreendedorismo para Visionários.