Pense num espaço compartilhado cuja principal ideia é compartilhar experiências , histórias de vida, fazer contato com pessoas de outras áreas e desenvolver a criatividade num meio que sobrevive, vive e respira o ato de empreender.
Esse é o espaço coworking, uma espécie de garagem criativa que nasce do conceito americano de um espaço de criação e inovação, tendo como inspiração grandes empresas como o a Apple e a Google que nasceram dentro de uma garagem.
Um novo conceito
A criatividade é lei em ambientes assim, trata-se de uma casa ou prédio em que são disponibilizados espaços, mesas e materiais para que diversos grupos possam conviver, compartilhar e tratar entre si de diferentes negócios.
Um mercado em ascensão
Segundo a revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios já são mais de 100 espaços coworking em todo o Brasil, um deles, o Estúdio do Morro é um casarão de mais de 600 metros que abriga empreendedores do ramo criativo, o espaço foi criado em todo de um ambiente descontraído e familiar. Localizado em São Paulo, Butantã na Zona Oeste.
Criado em 2010 pelo artista plástico Roni Hirsch de 37 anos, o local já reúne 30 coworkers que dividem um mesmo espaço e compartilham de experiência diversas em um único espaço e dia.
De repente numa visita você assiste a aulas de Ioga, ensaios de bandas, reuniões com artistas, sessões de pintura e muito mais! Louco? Não, na verdade é a premissa de um projeto que promete revolucionar e recriar a convivência familiar entre pessoas que não possuem parentescos e sim interesses compartilhados.
Como posso encontrar um local assim?
Espaços Coworking são alugados como espaços comerciais, com o diferencial de forçar e estimular o contato com pessoas de um mesma área, o que possibilita a formação de parcerias, criação de empresas, ampliação do espaço e muito mais .
Os valores variam de acordo com a localização do estúdio, mas o que acha de compartilhar ideias e resultados e ainda ampliar sua rede de contatos?
Espaço para receber seus clientes
Nada de desespero na hora de marcar uma reunião, para quem pertence a um ambiente como esse há a opção de marcar reuniões no local, utilizar de recursos como projetores e muito mais. Todo o conforto, espaço e movimento que se precisa para implantar, implementar, criar e construir uma marca e ou empresa.
Tem para todo tipo de empreendedor
Empreender não tem lugar certo, mas tem lugar apropriado e é isso que o Coworking trabalha, um espécie de estúdio criativo que também serve como escola de aprendizagem e convivência, vá visitar locais como esses, faça uma experimentação, converse com os envolvidos em projetos como esse, inove e amplie sua cartela de parceiros e clientes.
Fonte: Revista Pequena Empresas e Grandes Negócios – Edição Janeiro de 2015 – Página 22