Para quem ainda não conhece, o Google Analytics é um serviço gratuito oferecido pelo Google, o qual permite que você monitore com detalhes as visitas recebidas em seu blog ou site.
Dessa maneira, é muito mais prático descobrir quantas pessoas visitaram seu blog/site e ainda descobrir detalhes sobre o acesso, como por exemplo, de qual lugar do mundo estão partindo os principais acessos.
Antes da popularização do Google Analytics era impossível saber a sua média de acessos, ou saber qual seu principal público alvo.
Apesar de não parecer, monitorar as visitas recebidas em seu blog é muito importante, pois é baseado nesses números que você consegue avaliar se a estratégia que adotadou é a melhor ou se você deve modificar alguma coisa, quais são os artigos que tiveram uma boa performance, e até mesmo quem são seus parceiros mais relevantes, ou seja, aqueles que te dão maior retorno.
Algumas plataformas de blog/site já oferecem um serviço básico sem custo sobre as estatísticas de acesso, porém não é algo detalhado. Logo, você não consegue saber detalhes sobre os acessos, o que está se tornando cada vez mais importante. O blogger, por exemplo, informa as estatísticas de visitas. Caso precise de uma análise mais profunda, esses dados não serão úteis.
Neste momento é que entra o Google Analytics. Como seu próprio nome já diz, ele serve para realizar análises profundas sobre seus acessos. Ele é de simples configuração e possui um resultado poderoso.
É interessante instalar assim que colocar seu blog no ar, para que possa acompanhar sua evolução desde início.
Como Cadastrar O Site No Google Analytics
Basta acessar o endereço www.google.com/analytics, e fazer o seu cadastro. Lá você irá receber as demais instruções, pois deverá colocar o código de acompanhamento da ferramenta no código do seu site, ou utilizando um plugin.
A ferramenta disponibiliza uma lista dos sites que estão inscritos em sua conta.
Acesse os dados do site que deseja analisar, e você será direcionado a uma página que contém a visão geral do público-alvo. Ali estão dispostas inúmeras informações do seu site/blog. A partir deste momento você poderá acessar inúmeros dados sobre o tráfego de seu blog, na barra lateral esquerda. Os itens que estão dentro das categorias ou subcategorias abrem as consultas na ferramenta.
Você tem inúmeras opções de consultas. As mais simples são as consultas por períodos, como por exemplo: “Quantos visitantes tive no último mês?”. Essa pergunta pode ser respondida na categoria de “Relatórios Padrão”. Algumas informações, no início poderão confundir você, como:
- Visitas: Trata-se do número de vezes que uma pessoa acessou o seu blog em um determinado período, independente do número de páginas que foi acessada. Se uma pessoa acessar seu site durante 30 dias sendo, 2 vezes por dia, você terá um total de 60 visitas.
- Visitantes únicos: seguindo o conceito apresentado acima, é o número de pessoas que visitou o seu blog, de forma única, logo você conseguirá visualizar quem são leitores fidelizados.
- Visitantes da página: trata-se do número total de páginas que foram visitadas por todas as pessoas que visitaram seu site/blog. Seguindo o primeiro exemplo, caso uma única pessoa tenha acessado 2 páginas em cada visita, serão contabilizadas 60 visualizações de página.
Isso é só o começo do que o Google Analytics pode fazer por você e pelo seu site/blog. Com ele, você conseguirá controlar todos os acessos e melhorar seus índices a cada dia, tornando o seu site/blog uma referência na categoria. Assim você estará no controle e poderá agradar seus usuários da melhor forma possível.
Muito interessante o site .