Landing pages são páginas responsáveis por fazer com que um usuário chegue a uma página específica de seu site, também conhecida como página de entrada.
Quando realizamos uma busca no Google ou Yahoo por um determinado produto, por exemplo, vários links são apresentados no resultado de pesquisa, e sua maioria são links de sites de marcas que comercializam o produto pesquisado. Quando clicamos em um determinado resultado, o link selecionado no redireciona ao que damos o nome de Landing page.
As Landing pages servem para facilitar o acesso a uma determinada informação que o usuário precise. Quando se clica em um banner, ele lhe direcionará a uma página específica que trata do assunto/produto apresentado naquela publicidade e não para a Home do site de uma marca onde seria necessária uma nova pesquisa no menu, afim de encontrar aquilo que realmente se procura, e poderia significar uma perda de tempo para o usuário que, geralmente tem pressa em obter a informação.
Para os especialistas em marketing online, as Landing pages são as páginas mais importantes de um site, isso porque elas são responsáveis pela gestão de três fatores que podem determinar o sucesso e rentabilidade do mesmo. São eles:
- Vendas diretas.
- Geração de leads.
- E cconstrução de relacionamento com o cliente.
Landing pages desenvolvidas para vendas diretas são as mais comuns no e-commerce. Qualquer pessoa que já tenha realizado alguma compra pela internet, sem dúvida, já utilizou uma Landing pages.
Comumente, landing pages de vendas diretas são desenvolvidas de forma individual para cada produto a ser vendido, onde constarão informações relevantes, como: preço, formas de pagamento, informações detalhadas do produto, e o mais importante: o botão onde o cliente irá clicar para dar seguimento ao processo de compra.
Neste tipo de Landing page, o objetivo principal é o de efetivar a compra. Nas landings de vendas diretas também é possível apresentar ao cliente uma página destina a agendamentos de serviços realizados pela sua marca, testes de seus produtos, ou qualquer outro item relevante à promoção.
Nas Landing para geração de leads, o objetivo principal é a coleta de informações dos visitantes de seu site. Manter este tipo de páginas é muito usual quando se deseja obter dados como email dos clientes em potencial, por exemplo, além de informações relevantes para criação de perfil deste potencial cliente para futura promoção de produtos ou serviços.
Landing pages voltadas à construção de relacionamento são normalmente mais elaboradas, pois agregam características dos dois tipos citados acima (vendas direta e geração de leads).
A dica de profissionais do marketing digital é que sua Landing pages seja desenvolvida sem menu de navegação. Desta forma é possível limitar o visitante ao objetivo principal da página e não distraí-lo. No caso de uma Landing de promoção de um e-book, por exemplo, opte por um formulário simples, onde o visitante precise preencher no máximo três campos para conseguir acesso o produto anunciado.
Embora a construção de uma Landing page básica seja bem simples, é importante frisar que isso não o exime de criar um planejamento eficaz. Lembre-se também que itens visuais também podem e devem ser inseridos em suas landing pages, ou páginas de captura, afinal estamos falando da internet, onde o usuário possui um perfil dinâmico de visualização das informações e ilustrações atraem mais que textos.
A atenção do usuário também deve ser chamada colocando em destaque a ação que você deseja que ele realize naquela página, como por exemplo: Registre-se, Compre, Crie sua conta, Download grátis.
Para criar sua Landing pages a internet possui ferramentas auxiliares e muitas delas bastante simples de serem usadas.
Entre elas:
- Wishpond.
- Landingi.
- Optmizepress.
- Lead Pages.
Estas ferramentas com certeza facilitam muito a vida de profissionais que precisam atrair clientes, mas não tem experiência com programação.