Cuidar do seu dinheiro requer muita disciplina, sendo que alguns erros são muito comuns reservamos 8 maneiras de você cuidar ainda melhor do seu dinheiro.
1 – Contrate um contador ou uma empresa contábil
Muitas vezes o caro sai barato, mesmo que esse tipo de serviço demande uma reserva de dinheiro você vai perceber que o seu trabalho vai facilitar e a sua visão sobre o seu negócio vai ficar mais ampla. Além do profissional dessa área poder te dar ideias de como conseguir faturar mais, onde diminuir custo e quando deverá mudar sua forma de tributação.
2 – Separe o seu dinheiro do da empresa
Estabeleça um salário mensal de maneira que esse te ajude a pagar as contas, ter um respiro por mês e ainda poupar dinheiro para uma reserva. Trate-se exatamente como um funcionário que deve ser pago mensalmente pelos seus serviços.
3 – Trabalhe com mais de um fornecedor
Ter mais de um fornecedor te garante que os preços e tarifas não subam de uma hora para outra sem que você tenha um plano b, trabalhar dessa maneira impede as constantes renovações de contratos além do trabalho de explicar a clientes o porque de um determinado aumento, afinal você não pode sair no prejuízo.
4 – Pense muito bem antes de recorrer a empréstimos
Se sua empresa ainda está no começo é importante que pense muito antes de contratar um empréstimo, pois esse tipo de recurso externo pode se tornar uma dívida eterna caso o faça sem ter um planejamento ou ideia de quando vai conseguir retornar esse dinheiro de maneira lucrativa, já contando com o juros e também com análise de mercado.
5 – Tenha capital para os dois primeiros anos da empresa
Essa é uma estimativa que te dá tempo de respiro para que as coisas aconteçam e a empresa cresça, já contando com dinheiro o suficiente para projetos e evitando a contratação de serviços de crédito como o empréstimo bancário. Não optar por esse cuidado pode te fazer correr o risco de ter que abandonar um projeto pela metade e devendo dinheiro a bancos.
6 – Contratos sociais
Estabeleça a distribuição de lucros, condições, direitos entre sócios e documente tudo isso de maneira clara e objetiva, se possível registrando em cartório ou até mesmo como um contrato de gaveta. Sempre assegurando que todo o dinheiro investido e lucrado tenha uma divisão correta e garanta a idoneidade da empresa bem como de todos os colaboradores.
7 – Despesas e cortes supérfluos
Corte as despesas desnecessárias e tenha um controle de tudo o que entra e sai da empresa, mesmo que for uma caneta ou pacote de papel. É importante analisar os gastos como um todo e sem exceções, cada gasto e ou sessão de trabalho deve ter uma quantia de dinheiro para um propósito definindo, valendo de compra de matérias, tintas ou o que mais for necessário.
8 – Foco nos prazos, não descumpra contratos e negócios
Descontar folhas e cheques, bem como passar tais meios de capital a terceiros não é correto, por isso evite e faça desse cumprimento uma lei. O financeiro deve estar ciente de que todas as contas devem ser pagas e recebidas em dias.
Importante
Foque o seu dinheiro e a sua empresa em melhor e ampliar os negócios, sempre de uma maneira benéfica a você, seus fornecedores e clientes. Negocie com fornecedores de maneira a conseguir materiais mais baratos, mostrando a eles que isso é por um tempo determinado e que depois ambos vão ganha ainda mais com aquele negócio fechado.
Separar sua empresa em sessões e determinar a quantia de dinheiro a ser gasta por mês também é uma fica fundamental, mas que deve ser levada em conta sem atingir a qualidade de serviço dos profissionais e também a entrega de um trabalho qualificado a clientes.