O comportamento dos consumidores tem mudado constantemente, principalmente com as ferramentas que a internet disponibiliza, seja para quem usa tablets, smartphones e até mesmo laptops e desktops. Apesar de ser mais uma frase clichê, a verdade é que estamos conectados o tempo todo e as empresas e profissionais tiveram que se adaptar aos novos processos que surgiram. Há quem diga que o comércio eletrônico movimenta aproximadamente 5% do mercado varejista no mundo, atingindo receita de 1,5 trilhões de dólares.
A frase “não vivemos sem internet” parece fazer mais sentido a cada dia que passa, pois as pessoas podem fazer quase qualquer atividade diária e resolver problemas, clicando em algumas telas aqui e ali. Antes só era possível comprar roupas, mandar e-mails para os colegas distantes, agora é possível ir muito além disso.
As pessoas se relacionam muito mais pela rede e se arriscam em investimentos online, pois esse ambiente se tornou mais confiável e seguro. O que antes gerava confusão e estranhamento, passou a ser comum na vida dos usuários, principalmente a nova geração de consumidores.
Para quem ainda não sabe, corretores de imóveis por exemplo, passaram a ganhar dinheiro com a venda na internet. O mercado tem se adaptado e algumas ferramentas se tornaram fundamentais para os corretores na hora de fechar negócio.
As casas e apartamentos, antigos ou na planta, de qualquer região do país, ficam disponíveis em sites e aplicativos que oferecem todas as informações necessárias, incluindo fotos e o contato do corretor e imobiliária ou direto com o proprietário.
O mais incrível é que os imóveis disponibilizados nessas ferramentas despertam o interesse de possíveis compradores em também outras parte do globo, sem comprometer a segurança dos envolvidos no processo de compra.
Quem mora em São Paulo também pode buscar investimentos em imóveis no Rio de Janeiro, por exemplo com muitas informações, um exemplo: http://www.agenteimovel.com.br/lancamentos/rj/rio-de-janeiro/. Podemos afirmar que os profissionais do mercado imobiliário só tiveram a ganhar com essas ferramentas online.
Segunda a revista Exame, a maioria dos imóveis a venda hoje já estiveram em algum momento disponíveis para os compradores 2.0 terem a chance de adquiri-los.
Com esses apps para corretores de imóveis, eles podem estar disponíveis para os compradores a qualquer momento, esclarecendo dúvidas sobre o empreendimento e depois agendar a visita da melhor forma possível. Hoje, a informação e a rapidez com que ela se espalha é essencial para qualquer negócio. Se você é corretor, não pode deixar de se adaptar as formas de fazer negócio, talvez até mesmo criando o próprio site da imobiliária. Os anúncios de jornais passam longe de ser a única ou alternativa principal, a internet está cheia de oportunidades e com excelente custo beneficio.