É costume rotular o marketing como uma forma de se livrar de produtos ou vender mais, mas isso está totalmente fora da realidade dos profissionais da área e também da realidade do que é o marketing de uma empresa.
Esqueça essa atividade como aquela que somente vai engajar o seu produto, passe a ver o marketing como uma arte, uma forma de agregar valor a um produto que tanto já pode estar no mercado quanto ainda vai surgir no mesmo.
É de fato uma moeda de troca, onde e saciar o desejo daquele seu cliente temporariamente, deixando-o sempre com vontade de mais e também de voltar a sua empresa.
Gestão de marketing
A gestão de marketing inclui planejar, organizar, dirigir e controlar. Essa é uma receita de bolo que serve para todo e qualquer processo que precisa de uma administração, vamos entender um a um:
Planejar – O processo de planejamento começa com a sua ideia, a necessidade de promover um serviço e ou produto. Aqui nós vamos tratar do como a ideia pode se materializar, de que maneira e quais os meios que podem ser usados para conquistar uma fatia de mercado; quando é mais benéfico que se comecem campanhas e outros tipos de divulgação e qual o tipo de público que se quer atingir e onde ele está mais presente. Além da pesquisa de mercado e também dos possíveis concorrentes.
Organizar – Depois de reunir todas as ideias, conhecer o mercado em que vai trabalhar, quais seus concorrentes, o que eles mais tem de forte, como pode combatê-los e conquistar a sua fatia de mercado é hora de organizar tudo e montar um projeto.
Dirigir – A direção de um projeto necessita que toda a base da empresa, a sua ideologia já esteja certa, sendo assim a missão, visão e valores da empresa deve estar traçado e muito bem colocado. Procure não se prender e ou abordar um único nicho, se vai mexer com comida italiana por exemplo, não se limite a apenas isso, coloque que vai participar e concorrer no ramo alimentício, dessa forma poderá futuramente abri mais seu leque de serviços.
Controlar – Você já tem uma ideia brilhante, um projeto, a base da sua empresa, uma missão a cumprir e agora é a hora de colocar tudo isso em prática e dirigir todo o projeto em prol de que aquela sua missão seja atingida com êxito. Mas não se preocupe, cabe a essa etapa também implementar, corrigir falhas e melhorar tudo o que pode ser melhor. E acredite, sempre há algo que se pode melhor.
A importância do marketing digital está na forma como ele é planejado e dirigido, pense num produto como uma sementinha que deve ser plantada e cuidada dia a dia até que cresça e floresça realmente. É como a construção de um império, você que produz e oferece serviços e produtos e é quem constrói um império através do relacionamento, confiança e laça de familiaridade que cria com os seus clientes.
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