Antes de começar qualquer negócio é preciso maximizar as chances de dar certo, por isso de utilizar uma estratégia, uma boa pesquisa de mercado e ser paciente pode ser o primeiro passo para o sucesso do seu negócio online.
Confira a chave para o sucesso do seu empreendimento nas próximas cinco dicas desse post e tire dúvidas fazendo comentários, o seu negócio online com lucro certo!
1 – Foque nas necessidades do seu público
Conhece a máxima de menos é mais? Bom, esse deveria ser considerado um lema para os negócios online, principalmente para empreendedores iniciantes, pois o seu primeiro erro pode ser querer vender tudo a todos e não conseguir atingir ninguém.
Para evitar esse problema corriqueiro crie um produto ou venda produtos de acordo com um único perfil, ficando nas necessidades de um grupo em específico e seus hábitos do dia-a-dia.
Um caso de sucesso muito conhecido é o da Amazon, ela começou vendo livros a um público que já tinha contato e confiança na internet, note que a Amazon não focou nas vendas pela internet e sim nos consumidores que já estavam propensos a aceitar esse tipo de comércio eletrônico.
Para escolher o seu nicho não deixe de realizar pesquisas, montar enquetes, ir às ruas e pedir que outros – possíveis consumidores – analisem sua ideia. Deixar de lado a pesquisa e o teste do seu negócio pode deixar fugir pequenos detalhes que fazem toda a diferença.
2 – Compreenda o marketing, especialize-se
São muitos os empreendedores que lançam seus produtos no mercado achando que o marketing está resumido a banners, folders propagandas em revista e e-mail marketing, esse é um grande erro baseado na política de que o marketing tem por objetivo zerar estoques e preencher contas bancárias com dígitos e mais dígitos.
Sim, ele trás resultados como esse esses, mas note que a palavra usada foi resultado, ou seja, uma conseqüência do trabalho de marketing bem feito e baseado em obter resultados, seja ele zerar estoques ou bater uma meta de acordo com uma quantia em dinheiro.
O marketing é dividido em diversos segmentos e tipos, valendo-se do ideal de satisfazer necessidades e servir como uma moeda de troca em que tanto o consumidor quanto o fornecedor saem ganhando. Compreender o marketing é adentrar a mente do consumidor e consequentemente conseguir um capital cada vez melhor.
3 – Tenha interesse em número, faça um controle
Um negócio online apesar de parecer mais fácil de administrar e não conter tantos gastos, também deve ser mensurado, não só com relação a vendas e estoque como n° de cliques em produtos, quais os mais vendidos, quais os mais acessados e outros. Abaixo 3 coisas de suma importância a serem mensurados, não se preocupe apenas em como ganhar dinheiro:
- Conversão de cliques e compras: seus e-mails, as peças que publica e os cupons de desconto devem ser mensurados afim de você conseguir visualizar os resultados de cada um, podendo através desses números optar por uma estratégia de vendas e divulgação de produtos melhor.
- O Valor do cliente: todos os seus serviços tem um custo, cada cliente tem que pagar esse custo e também de trazer lucros. Dê mais oportunidades de compra a clientes potenciais e brindes e descontos aos mais fiéis, assim você fideliza os cliente, para conseguir tornar essa estratégia eficiente tenha alguém que saiba traçar e separar o perfil de cada cliente.
- Mailing: Você lança um infoproduto com o intuito de captar e-mails e disparar news a procura de novos compradores, então é só colocar o infoproduto para download, pedir um e-mail e pronto? Não, depois que o cliente se cadastra é preciso haver um filtro – quase como no item anterior – você deve saber se ele já comprou em sua loja, se possui um cadastro e nunca comprou o por que isso acontecer ou se é só um curioso.
4 – O Seu negócio é uma moeda de troca
Todo cliente busca a satisfação ao comprar algo, seja por desejo ou necessidade, claro que vender é fundamental, mas já pensou como é ainda melhor ter um cliente fiel a marca e que faz uma propaganda gratuita sobre sua empresa e o seu produto sem te pedir nada além de manter a qualidade no serviço prestado?
Para conseguir fidelizar o cliente trate a venda como uma moeda de troca, você completa a vida do cliente e ele a sua, logo nasce uma amizade, um relacionamento que te permite identificar as necessidades e desejos desse cliente.
Aqui cabe um investimento em ferramentas e ou especialistas que saibam identificar o comportamento do consumidor.
5 – Senso de justiça, não mais!
Começar o negócio vendo o público como um poço de dinheiro – já que você trabalha tanto e acredita que ele te deve a satisfação, o lazer – é errado e vai te colocar como o último no quesito opção de compra.
Buscar o seu lucro é justo, sabemos, mas explorar as fraquezas e necessidades visando apenas dinheiro é um risco, enquanto o sue produto for novidade e você o único a produzi-lo as pessoas não vão ter opção, mas se surgir um concorrente baseado em idéias de relacionamento e troca é certo que a sua empresa vai começar a cair.
Os clientes hoje são mais exigentes, correm de empresas de caráter visionário e procuram aquelas – que mesmo que mais caras – tenham uma melhor qualidade em atendimento, entrega, pós venda e consequentemente olham os produtos – que pode ser inferior ao seu – com outros olhos.
Sua empresa pode e vai ter sucesso quando souber o que é, o que quer e até onde vai chegar, para isso sonhe alto, faça planos, teste, coloque em prática, mensure resultados e seja amigo de seus clientes.
Fonte: Dinheirama
Natália, muito obrigado mesmo pelas dicas. Eu comecei a vender na internet recentemente através do Hotmart e realmente não é fácil conseguir clientes mas sei que é possível pois tem bastante gente obtendo excelentes resultados! Acredito que é questão de saber exatamente o que fazer para ter sucesso com um negócio online. Aproveito também para recomendar um post me ajudou muito, aqui http://blog.sudohost.net/como-aumentar-suas-vendas-na-internet/