Maus hábitos são como as raízes de uma árvore, principalmente aqueles que vem de anos e parecem ser inocentes o suficiente para não precisar mudar e trabalhar numa maneira de eliminá-lo. No entanto, são esses pequenos e algumas vezes imperceptíveis hábitos que fazem com que sua produtividade diminua.
Conheça e identifique seus hábitos e maus hábitos
Conhecer os seus hábitos torna mais fácil identificar qual o fator que desperta um desejo de realizar aquilo, seja fumar, entrar no facebook ou ficar no celular. Para identificar deixe um bloquinho ao seu lado e toda vez que sentir o desejo de fazer algo que diminua o seu tempo hábil, então anote, assim no final do dia é possível fazer uma leitura e analisar tudo o que faz com que você perca tempo de trabalho.
São os chamados gatilhos, algumas vezes são ações já tão automáticas que passam desapercebidas, como terminar um texto e ir logo para o facebook bisbilhotar.
Substitua um hábito por outro
Todos os dias fazemos coisas que já se tornaram hábito, como escovar os dentes, tomar café, almoçar, jantar e tantas outras atividades que preenchem todo o dia e também se tonam um cronograma para o cérebro. Para que você tire um hábito negativo e improdutivo é preciso substituir o mesmo por um hábito positivo, assim seu cérebro vai sentir a diferença, mas não a falta de iniciar uma atividade.
A produtividade depende da maneira como você se organiza, sua maneira de se organizar vai vir como resposta em sua produtividade e também em seu dinheiro. Toda a sua disciplina e cronograma vai demonstrar ao seu corpo e cérebro que aquelas são atividades essenciais, bem recebidas e que devem ser realizadas com excelência.
O corpo é uma máquina esperando por regras e respostas rápidas, assim você vive numa redoma entre o consciente e o seu subconsciente, quantas vezes não pensou que deveria realizar uma tarefa rapidamente, mas perdeu tempo com outras coisas.
Um dia de cada vez, mude aos poucos
A Mudança virá de acordo com o seu esforço e dedicação, por isso, estabeleça uma mudança por mês ou por semana e trabalhe arduamente nela, vale começar com um bloco de anotações e ir estipulando horários para cada tarefa.
Além disso, essas mudanças devem ser satisfatórias, claro que no início é difícil, mas quando você passar a agir positivamente diante dessas mudanças então elas serão tão automáticas quanto levar um garfo a boca enquanto está comendo.
Policie seus hábitos, e evite situações difíceis
Para que tudo corra bem você deve impor limites, claro que é difícil eliminar hábitos de uma vez, mas se o problema são as redes sociais permaneça com elas fechadas e não logadas, quando seus dedos falarem por si e entrarem no site do face por exemplo, você vai pensar duas vezes antes de colocar seu e-mail e senha. Isso serve também para outros vícios e hábitos prejudiciais, o segredo para evitar esses momentos é dificultar o acesso a tais atividades.
Conte seu objetivo a todos e não tenha medo de falhar
Contar seu objetivo aos outros vai ajudar a manter a meta, pois seu psicológico vai trabalhar a ideia de satisfazer a você e a outros, vai pensar na satisfação de poder contar que conseguiu atingir uma meta.
Quanto a falhar, é normal e você pode tentar uma, duas semanas e até um mês e falhar durante alguns dias, mas o que importa é a persistência e o querer modificar. Pense no quanto a sua produtividade vai melhorar, na recompensa que pode vir em dinheiro e também no bem que trás a sua vida, aqui tanto o pessoal quanto o profissional estão atrelados.
Fonte: Escola Freelancer