Iniciar um trabalho que traga renda extra é bom em todo, qualquer momento e ou situação. Seja para pagar dívidas ou juntar dinheiro é nesse momento que você começa a se livrar das amarras de um serviço das nove às cinco da tarde e se dá conta na infinidade de coisas que o mundo tem necessidade e você estava ali o tempo todo para suprir uma ou duas e não sabia.
Seu trabalho fixo não pode ser atrapalhado
Saiba separar as coisas de maneira que o trabalho fixo não seja atrapalhado pelo de renda extra e vice versa, para isso monte um cronograma e nunca pegue trabalhos que não possa cumprir com prazos e excelência.
A dica para um trabalho freelancer que de uma boa renda extra e continue gerando essa mesma renda por tempos e mais tempos é de ter uma boa comunicação, saber fazer e fechar negócios, ter um bom relacionamento com o cliente, além de saber a hora de paparicá-lo, pedir indicações e ou depoimentos.
Tome cuidado com contratos
Dependendo da área em que trabalha, é preciso rever o contrato do seu trabalho fixo e ver se nele não há alguma cláusula que o proíba de fazer trabalhos freelancer. Sim, há empresas que colocam esse tipo de cláusulas em contrato, principalmente quando se trata de editoriais em geral.
Como conseguir clientes e trabalho para ter uma renda extra
Essa é uma parte que vai variar de acordo com a sua ocupação, mas algumas dicas são fundamentais:
1 – Espalhe para os amigos: conte o que está fazendo, dê amostras, peça para que eles passem a novidade para frente e esteja pronta para receber ligações e e-mails de pedidos.
2 – Faça um blog: para divulgar o seu trabalho, nada melhor que uma página personalizada, claro que também pode ser facebook ou até mesmo no twitter, mas opte por plataformas que tenha muitos contatos.
3 – Mande e-mail para chefes antigos, de repente eles possam te ajudar e até mesmo te mandar mais serviços relacionados ao que está fazendo.
4 – Faça uma lista – não exagerada – com as empresas que gostaria de trabalhar, monte uma apresentação e mande para ela de maneira que mostre o quanto os seus serviços podem acrescentar a aquela empresa.
Trabalhar de graça
Pode ser que o começo seja difícil e a melhor opção venha a ser fazer alguns trabalhos sem custo, nada que tome todo o seu tempo e o impossibilite de divulgar sua fonte de renda extra, mas o essencial para que possa montar um bom portfólio.
Portfólio
Um portfólio nada mais é do que uma página e ou pasta em que vai carregar os seus melhores trabalhos, sim os melhores e não todos os que já fez.
É recomendado que em um portfólio tenha de 6 a 12 trabalhos, no máximo 15, mais do que isso pode tornar o portfólio cansativo e mais, pode estar recheado de trabalhos que não mostram exatamente o que você faz de melhor. Por isso, tome muito cuidado ao montar o seu portfólio, é dele que a sua renda extra vai depender e a partir dele que muitas pessoas podem chegar até você.
Inove, renove e não tenha medo
Toda renda extra vai depender do seu esforço e maneira de lidar com o dia a dia, é se organizar para manter todo o trabalho em dia, os clientes satisfeitos e não esquecer de si também. É preciso ter momentos seus, com a família, amigos e se divertir sem ter outra preocupação além dos sorrisos fáceis e de absorver as coisas boas a sua volta.
Tudo o que você é e faz vem de referências que adquire durante toda a vida, sendo assim, escolha bem os ambientes que frequenta, procure sempre começar bem o seu dia, trabalhe seus sentimentos de maneira que eles sejam benéficos a você e seu trabalho fixo e extra.
Fonte: Escola Freelancer
muito maravilho essas dicas me ajudou muito a enterder mas como ter uma renda extra.
obrigado pela essa oportunidade
Ola,
Parabens pelo seu Blog
Muitas pessoas precisam de artigos como este do seu Blog
Sucesso amigo
parabens
Muito bom artigo