O sonho de se tornar um empreendedor é uma realidade para quase todos os recém-formados seja lá qual curso fizeram, além de muitas pessoas que passaram anos trabalhando para terceiros e possuem essa meta de um dia conseguir algo próprio.
Empreender é saber passar um plano no papel para a realidade, é conhecer, dedicar-se e aprender todos os dias sobre o mercado com que trabalha e também com as críticas e sugestões que são feitas. Mas não é só de vontade e sonhos que vive uma ideia e muito menos que é possível ganhar dinheiro montando uma empresa, é preciso saber empreender e reconhecer que é capaz de se tornar um empreendedor.
Pensando nisso nos baseamos em uma matéria da Webinsider para apontar os falsos sinais de empreendedorismo:
1 – Odeio o meu chefe
Se você o odeia provavelmente essa é a hora de mudar de chefe, nem sempre o fato de odiar o seu chefe é um sinal de empreendedorismo, até porque nessas horas o que mais te falta é motivação. Como empreendedor você deve ser um líder nato e para isso deve saber motivar a tudo e todos, mesmo quando necessário corrigir um erro e até mesmo demitir alguém.
Aliás, está aqui um ponto muito importante, como empreendedor, líder e chefe você deve saber que um de seus deveres é orientar e delegar funções, bem como saber a hora de quebrar um contrato e demitir um funcionário que não se enquadra em uma determinada função. Esse ato de demitir é algo que muitos lideres e empreendedores ainda se mostram relutantes em fazer, vai empurrando com a barriga até que o próprio funcionário percebe que aquele não é mais o seu lugar.
2 – Ter mais tempo livre
Buscar tem mais tempo para você e para a sua família é totalmente compreensível e acredite essa época vai chegar, porém nesse estágio inicial em que o seu negócio ainda está em processo de desenvolvimento e aplicação a palavra chave vai ser dedicação. E tempo é só um detalhe que virá como resultado do seu esforço e sucesso na nova empreitada, por isso se o que busca é tempo livro, ser empreendedor deve sair da sua lista.
3 – Ganhar dinheiro rápido e ficar rico
Se espera resultados imediatos esqueça essa carreira, um empreendedor precisa ter estomago para superar o famoso período de vacas magras. Isso porque o empreendedor de primeira vai ganhar menos do que quando era empregado.
4 – Pensar estrategicamente
Seguir as regras de uma empresa em que não há liberdade de expressão acaba deixando você a desejar um local de trabalho em que possa colocar planos em ação e traçar mil e uma estratégias. Lembre-se que o empreendedor não só dá ideias como também coloca as mãos na massa, não é só simplesmente ser chefe.
5 – Estar desempregado
Perder o emprego é algo muito difícil, principalmente porque o mercado está cada vez mais exigente. Invista suas energias em um serviço novo, na experiência e no contato com outros que vai enriquecer a sua capacidade de se relacionar com outros. Toda grande ideia deve vir com um respiro, esse que muitas vezes vem de um emprego fixo e garantido.