Toda startup parte de uma ideia mutável, ou seja, você pode passar por diversas variações da sua ideia inicial até que a startup de certo. Então, respondendo as dúvidas de muitos empreendedores e investidores reunimos algumas dicas e situações que você deve e vai passar até poder chamar sua ideia de startup.
1 – Sua ideia pode ser de outros também
Oportunidades vem e vão, algumas vezes caindo em mãos certas e outras em mãos erradas, portanto se você tem uma ideia não procure mantê-la a sete chaves dentro de um baú, até porque a chance de existir algo parecido ou outras pessoas pensando na mesma coisa ou em algo parecido com o que você está trabalhando é muito grande.
A vantagem de não contar a principio, pode ser de que assim as pessoas não tem como copiar, mas já parou para perceber que a maioria das ideias surgem de uma necessidade e ela só se torna viável porque existem varias outras pessoas com essa mesma necessidade que você?
Acredite, você pode ou não ser o empreendedor certo a desenvolver a ideia que vem amadurecendo a tanto tempo, por isso contar a outras pessoas, assim elas te dão uma visão de usuário, de cliente e de quem vê o cenário que você pretende trabalhar com outros olhos que não sejam o da visão certa de negócio.
2 – Saiba se vai ser uma empresa ou uma Startup
Para quem ainda tem dúvidas, a startup geralmente é definida como um negócio de baixo custo e que tem um lucro alto mesmo com pouco tempo de atuação mercado. Isso mesmo, é quase um planejamento e ou o berço de qualquer negócio, mas a ideia da startup vem do grupo, da geração que agrega valor a uma marca/ideia e faz com que ela venha a faturar cada vez mais e mais.
Então o que você tem que fazer é após ter a sua ideia e receber um feedback é definir se seu crescimento será baseado nos degrau de microempresa, média e grande ou se vai partir para uma startup.
3 – Efeito manada
Sabe quando o mercado de ações está saturado, todos estão comprando e isso leva o valor das ações bem no alto devido a demanda? Pois essa é uma ideia a ser evitada quando se trata de startups.
Copiar o que está dando certo no mercado não te leva ao conceito principal do que é uma Startup e sim a uma vida comum – muito boa dependendo do nicho -, mas que depende exclusivamente de manter padrões, competitividade e sempre estar de olho no concorrente. A ideia da startup é contrária a isso, ela remonta o conceito do novo, do usual, daquilo que surpreende, choca e transforma um desejo em necessidade.
A ideia é correr atrás de inovação dentro de infinitas oportunidades de mercado e não se diferenciar apenas em uma coisa ou outra para viver na corrida por ganhar e perder clientes.
4 – Menos é mais
Essa é a máxima de todo negócio, mas parece que as melhores ideias continuam sendo as mais complexas não é mesmo? Especialistas dizem que as ideias mais simples – e que cabem até 10 vezes no bolso do cliente – são as que mais faturam, exatamente pela simplicidade se ser.
Trata-se de tempos em que as pessoas querem simplesmente estalar os dedos e o que desejou estar a sua frente. Soluções sofisticadas sempre serão bem vindas, mas isso pode te limitar a um único perfil de pessoas, em um ou dois lugares e a um custo que não tem o lucro esperado pelas startups e ou a ideia que se tem desse tipo de negócio.
5 – Encontre o emprego dos seus sonhos
Imagine ser dono de sua própria empresa, essa crescendo numa velocidade surreal e ainda desempenhando uma tarefa num nicho que ama? Ok, é o emprego dos sonhos e alguns podem achar que é algo muito difícil de se conseguir, mas não!
A ideia de conhecer um público e vender para ele como nenhuma outra empresa deve incluir alguém que faça ou que já tenha feito parte desse nicho, é a solução de um problema que já fez o seu dia o pior de todos e se transformou numa ideia inovadora e lucrativa: uma startup.
6 – Confronte sua ideia o tempo todo
Acostume a enfrentar-se semana a semana ou mês a mês e então compelir sobre a ideia ser ou não inovadora, se vale o seu tempo, se está se preparando da maneira correta e então nunca se esqueça dos questionamentos. Faça valer cada uma das respostas de maneira que quando situações te fizerem pensar o quão inoportuna é a ideia você já terá milhares de razões para continuar.
Fonte: Site Exame.com