Toda profissão tem os seus jargões e no empreendedorismo não é diferente, há certas menções que serão feitas e encontradas em textos, matérias e até mesmo pautas de reunião que é preciso conhecer e de cor. De primeira vale aquela colinha básica ou pelo menos a leitura delas todos os dias até que se torne algo natural em sua cabeça.
1 – Capital de giro
É um recurso financeiro utilizado para calcular tanto os gastos do dia a dia da empresa quanto para sustentá-la – de modo geral – e o recebimento da receita de clientes.
2 – Aceleradora
É um outro nome utilizado para falar das conhecidas incubadoras. Essas que em suma são ligadas a universidades e projetos governamentais, mas também financiam as tão conhecida startups, empresas de alto potencial de crescimento. Essa aceleração pode incluir a parte financeira e também o suporte para o desenvolvimento e criação de um projeto.
3 – Empreendedorismo social
Esse empreendedorismo social é um negócio com fins lucrativos, mas que propõe soluções inovadoras focando em problemas sociais e ambientais. Seu objetivo está focado em mobilizar as pessoas a trabalhar por uma causa comunitária e em prol de toda a sociedade.
4 – Incubadora
Aqui trata-se de uma ideia que precisa ser amadurecida e também de tempo para que possa se tornar um projeto bem estruturado, assim dependendo de subsídios governamentais e de uma quantidade relativa de investimentos.
5 – MEI
Sigla utilizada para “ Micro Empreendedor Individual” , é a sigla utilizada para pessoas que se legalizam como empresário e trabalham por conta própria.
6 – Networking
É ter ou estabelecer contados, normalmente fazendo referência a alguém que já possui uma grande rede de contatos ou que tem facilidade de se relacionar e conseguir ampliar um leque de contatos.
7 – ROI
Sigla para “ Retorno sobre Investimento”, corresponde a uma quantidade de dinheiro ganho em retorno do que foi investido.
8 – Seed Capital
É um capital semente, ou seja, o retorno captado quando um negócio esta iniciando, isso com o intuito de dar os primeiros passos no mercado.
9 – PME
Sigla para pequenas e médias empresas. Levando em consideração que um empresa pequena possui de dez a 49 funcionários, já a média algo entre 50 e 249 funcionários.
10 – Stakeholders
São todos os que está de alguma maneira ligados ao seu negócio, indo desde sócios a fornecedores, acionistas, funcionários e até mesmo clientes.
11 – VC ( Venture Capital )
É traduzido como capital de trisco, esses VCs apoiam empresas de pequeno e médio porte com potencial de crescimento e já em estado avançado. O investimento é feito de 5 a 7 anos e os recursos financiam as primeiras expedições, assim colaborando para que o negócio evolua.
12 – Validação
Essa validação é o ato de ter alguém se tornando cliente e que comprove que o seu serviço é promissor, dando o sinal verde para que outros façam o mesmo. E um exercício constante e que depende da divulgação, captação de clientes e também de um bom pós-compra.
13 – Spin-Off
É a criação de uma nova empresa com produto inovador através da ideologia de uma empresa-mãe. Essa empresa mãe é aquela primeira, a idealizadora e que permite o investimento numa outra, essa ainda se tratando de uma continuação dos serviços da primeira.
14 – Escalabilidade
Habilidade e eficácia de replicar um serviço e ou produto, atendendo a um publico grande e abrangendo diversos mercados consumidores.
15 – Crowfunding
É a obtenção de capital através de uma coletividade, pessoal físicas interessadas em uma iniciativa.
Fonte: Exame